Que tal um bombom low-carb de oleaginosas e chocolate pra adoçar a nossa boca? Eu amo chocolate, e posso dizer que acabo por consumi-lo quase todos os dias. Porém, para aproveitar ao máximo todos os seus incríveis benefícios, eu o utilizo na sua forma mais natural: cacau em pó sem açúcar ou chocolate bem amargo (mais de 70% de cacau).
Caso deseje, você pode ler aqui sobre esses incríveis benefícios do cacau na sua alimentação. No entanto, para aproveitá-lo com saúde, fique atento às informações das embalagens, pois a maioria dos doces chamados de chocolate por aí têm um teor elevado de açúcar e baixíssimo de cacau! Por isso, não se deixe enganar: procure por chocolate com no mínimo 70% de cacau, e de preferência, sem lecitina de soja.
Como preparar as oleaginosas
Antes de mais nada, lembre-se que as oleaginosas devem ser compradas cruas. Depois disso, você deve sempre deixá-las de molho por umas 6 horas, para depois lavar e secar no forno bem baixo ou em um desidratador – se você as quiser crocantes novamente. Esse cuidado é pra vida toda, não só para essa receita. Assim, acostume-se a sempre colocá-las de molho e lavá-las bem, antes do consumo.
No entanto, pra essa receita em especial, você não precisa secá-las; já que usaremos a farinha delas, que serão então, batidas no liquidificador. Vamos à receita?
Ingredientes do bombom low-carb de oleaginosas e chocolate:
- 150 g de chocolate amargo (mínimo 70% de cacau)
- ½ xícara de amêndoas;
- ½ xícara de outras oleaginosas de sua escolha (pode ser nozes, castanha do Pará, avelãs, etc.);
- ¼ xícara de coco ralado fresco;
- Creme de leite fresco o quanto baste (mais ou menos ¼ de xícara);
- 4 colheres de xilitol ou eritritol.
Modo de preparo do seu bombom:
Primeiramente, deixar de molho e depois lavar bem as oleaginosas todas. Em seguida, batê-las no liquidificador até obter uma farinha.
Depois, adicionar o adoçante e o coco e bater mais um pouquinho, para misturar. Em seguida, passar a mistura para uma tigela e adicionar o creme de leite fresco, mexendo até obter um creme. Nesse momento, você dá o ponto que quiser: se você sente que a mistura precisa estar mais macia, basta adicionar mais creme de leite.
Em seguida, levar para a geladeira por 30 minutos. Após esse tempo, moldar bolinhas e colocá-las no freezer por mais 30 minutos para endurecerem bem.
Por último, derreter o chocolate amargo em banho-maria ou no microondas. Depois basta espetar cada bolinha em um palito de dente, para, assim, mergulhá-la no chocolate derretido.
Vá colocando as bolinhas em uma forma para secarem. Levar então à geladeira por mais uns 30 minutos. Se quiser, com uma peneira, salpique cacau por cima na hora de servir. Pronto, agora é só se deliciar!
Guardar os bombons que sobrarem (se sobrar, hahahaha) na geladeira, em um pote fechado.
Espero sinceramente que essa receita te ajude a chegar nos resultados almejados de saúde e boa forma! Vem comigo?

2 COMENTÁRIOS
Nei
3 anos atrásParece ser muito bom. Vou fazer pro pessoal aqui em casa!
Joseli Alves
3 anos atrás AUTORMuito legal, Nei, faz sim! Vcs vao adorar! O unico problema é que acaba rapido 🙂