É toda aquela comida que a natureza te oferece, em seu estado natural e bruto, e que você vai transformá-la através do cozimento ou de outras técnicas, ou comer como é apresentada mesmo (uma fruta, por exemplo). Isso quer dizer que ela não tem etiqueta, geralmente não vem em embalagem, não contém uma lista de ingredientes, pois ela é o próprio ingrediente. Ou seja, comida de verdade é aquela que se ficar fora da geladeira, estraga em alguns dias. Essa é a comida que os seres humanos deveriam comer – antes de estragar!
Isso quer dizer que ela não tem etiqueta, geralmente não vem em embalagem, não contém uma lista de ingredientes, pois ela é o próprio ingrediente. Ou seja, comida de verdade é aquela que se ficar fora da geladeira, estraga em alguns dias. Essa é a comida que os seres humanos deveriam comer – antes de estragar!
Exemplo do que comer
Então, todos os legumes, as frutas, os ovos, as carnes não processadas, as oleaginosas (nozes) são alimentos naturais que devem fazer parte da sua alimentação diária, salvo em casos de alergia – ou se você preferir se abster deles por alguma razão pessoal sua. Esse tipo de comida deve ser a base da sua alimentação.
É só pensar na comida que a sua bisavó preparava. Você tem uma ideia do que ela preparava e comia no café da manhã? E no lanche da tarde? E no jantar? Se o que você come majoritariamente não é o que ela teria acesso, provavelmente você está comendo errado. Atenção, pois isso pode ser a causa de várias doenças, como inúmeras pesquisas científicas realizadas nessa área o demonstram.

Por que comida de verdade?
Portanto, devemos ver cada refeição como uma nova chance de nutrir nosso corpo. Essa é a hora de dar a ele alguns dos nutrientes essenciais à formação e à manutenção dos seus tecidos – desde os órgãos internos até os ossos, a pele e os cabelos. Assim, cada refeição é uma nova chance de contribuir para o bem da nossa saúde.
No entanto, se a cada refeição que fizermos, dermos ao nosso organismo um material que ele não pode assimilar, ou que não lhe traz nenhum nutriente, ou ainda, que lhe dá mais trabalho do que traz benefícios, é só uma questão de tempo até que fiquemos doentes.
O que não é comida de verdade?

Não entram nessa categoria aqueles (pseudo)alimentos que vêm em embalagens cuja lista de ingredientes contém mais nomes de produtos químicos do que produtos de limpeza! Assim, não é comida de verdade o junkie food vendido nos restaurantes de fast food.
Por exemplo, uma batata frita comprada em fast food e que chega a conter até 16 ingredientes – em sua maioria, nome que não conseguimos nem pronunciar! Essa batata é somente um dos inúmeros ingredientes desse produto alimentício, mas não é comida natural e saudável (aquela que podemos comprar no sacolão ou na feira). Pergunte-se “se eu não consigo nem pronunciar o nome desse tal ingrediente, será que meu corpo o reconhecerá como benéfico?”
Como fazer pra não errar?
Para ter certeza de não errar, considere comida de verdade aquela que você pode comprar na feira ou no açougue. (É claro que você também pode encontrá-la no supermercado; entretanto, essa referência serve para ajudar na identificação do tipo de alimento). Se você quer se embasar cientificamente pra ter certeza de que isso é o correto, o artigo Como devo comer do Dr. José Carlos Souto, M.D., é longo, mas completo e feito por um médico especialista em low carb.
No entanto, comer somente comida de verdade não significa que você nunca mais pode ou vai comer algo diferente, algo que você goste e que não se encaixa na descrição do termo. Só significa que você vai dar preferência a ela na maior parte do tempo, e deixar as exceções para o que elas são: exceções.

À seguir, uma lista (não exaustiva) de alimentos que são comida de verdade:
- Vegetais : todos os vegetais, folhas, legumes, de todas as cores.
- Frutas: todas as frutas, de preferência as que são da época, pois são mais nutritivas e baratas.
- Carnes: todos os cortes, mais ou menos nobres, de gado, porco, aves e peixes que você puder comer.
- Outros: queijos maturados, iogurte natural integral sem sabor, manteiga, azeite, óleo de coco, banha de porco.
Mas como posso fazer isso?
Esse é o assunto principal desse blog. Neste artigo, falo um pouco de como planejar suas refeições. Isso certamente te ajudará a iniciar a sua aventura pelo seu bem. Aqui no blog, mostrarei a você como providenciar as suas
refeições. Você pode preparar seu café da manha, lanche (se necessário) e refeições principais de maneira saudável e deliciosa! E sem ser escravo da cozinha. Que viver leve e saudável? Vem comigo!

Deixe um comentário