Antigamente, eu acreditava que o melhor era comer de tudo, em porções moderadas, além de ser ativo.
Recentemente, após muita leitura e estudo sobre o assunto, eu mudei um pouco de ideia, pois vejo que para a maioria das pessoas o que falta é um pouco de organização.
Sem dúvida, a dieta é a melhor forma de perder gordura. Você pode queimar 600 calorias, por exemplo, enquanto pratica esportes. No entanto, você come facilmente de 2 a 3 vezes esse valor em uma única refeição, se você se alimentar de maneira equivocada, e principalmente, se você tiver o hábito de se recompensar após o exercício físico.
Ao contrário do que muitos pensam, o exercício nunca compensa uma dieta ruim. No entanto, você deve permanecer ativo para ajudar seu metabolismo na queima de lipídios. Mas ainda assim, se você realmente quer perder gordura, você precisará monitorar o que você come.
Para conseguir fazer isso, planejar as refeições é uma resposta simples.
Planeje os pratos que você vai comer, adaptados ao seu objetivo de calorias (um nutricionista o calculará pra você) e simplesmente coma esses pratos. Planeje o menu da semana, faça sua compra em consequência, e será muito mais fácil prosseguir e vencer!

À seguir, os passos : Keep it simple (mantenha isso simples)!
1. Utilize os ingredientes que você ama
NÃO faça disso um sacrifício. Se você odeia cenouras ou berinjelas, mas insiste em comê-las por causa das suas “virtudes” ficará muito difícil ir adiante. Em vez disso, utilize a comida saudável que você gosta de comer. Para mim, são vegetais feitos na manteiga; frutas vermelhas, nozes de todos os tipos, carnes. A sua lista poderá ser diferente, e a demanda será diferente dependendo do número de receitas que você encontrar. A regra básica é: prefira alimentos reais, não refeições prontas de microondas e nem fast food. E na forma mais natural possível – isto é, não processada, não frita ou coberta com creme – aqueles cremes para salada, além de terem muitos ingredientes vindos do além, são uma bomba calórica. Se você não tem ideia de por onde começar, o artigo Comida de Verdade pode te ajudar.
2. Melhore a qualidade dos teus pratos aos poucos
Se você quiser ser radical, vai fundo. Entretanto, isso não funciona pra todo mundo. Tente um plano de refeições um pouco melhor do que era a sua base de alimentação até agora. Essa mudança não precisa ser perfeita, mas um pouco melhor. Então, quando você se habituar à situação atual, avance um pouco mais: coma menos lanches e mais comida de verdade. E assim vai melhorando aos poucos.

3. Antecipe confrontos e planeje
A princípio, todos nós temos esse tipo de obstáculo em nossas rotinas: uma noite de trabalho, o aniversário de alguém, um encontro com aquele que amamos, uma viagem, um dia na estrada. A chave é antecipar. Pergunte-se: devo preparar algo para mim, ou verificar de antemão o menu do restaurante para poder escolher algo equilibrado, ou já saio alimentado para evitar de comer besteiras? Antes de mais nada, antecipe e planeje o que você faz, prepare lanchinhos deliciosos com bons ingredientes e você estará protegido de eventualidades. Afinal, como diz o ditado, o seguro morreu de velho!
4. Faça alguma exceção de vez em quando e não se sinta culpado
A culpa muitas vezes sabota seus planos. Não caia nessa armadilha. Saiba que você vai fazer exceções, por vezes, e as considere então parte do plano. No entanto, aprenda a controlar essas exceções: uma vez, ou duas por semana, no máximo, e sem exageros. Saboreie lentamente e aprecie o momento, pois depois disso, vida que segue, volte para o seu plano. A longo prazo, algumas lacunas não arruinarão seus esforços, mas muitas lacunas, certamente o farão. Preste atenção.

5. Para alcançar bem estar: não exagere na dose!
Isto deve estar claro agora que você já leu o parágrafo anterior, mas eu repito: as pessoas tentam qualquer dieta, se pensam que funciona ─ a dieta da uva, a dieta líquida, o detox disso ou daquilo, a dieta de 800 calorias diárias, a dieta da sopa. Por favor, não faça isso, pois essas atitudes estão longe de serem saudáveis. Lembre-se, você não engordou em um ano, então o resultado de perda de peso também virá a longo prazo, igualmente. Por isso, foque em melhorar os seus hábitos alimentares.
Em conclusão, basicamente aqui estão boas estratégias:
- Tenha um plano alimentar calculado pra você por um nutricionista;
- Dieta composta de verdadeiros alimentos naturais que você aprecie;
- Quando você fizer uma refeição livre, não se culpe. Imediatamente após a exceção, volte para o plano.
- Flexíbilidade ─ você pode comer algo diferente de vez em quando se quiser sem se sentir culpado.
Viva leve, seja leve, seja feliz!
Este artigo é inspirado e contém trechos do artigo How to stick to your meal plan de Leo Babauta, traduzido livremente.

1 COMENTÁRIO
Cesar Tiago Caetano da Silva Dias
3 anos atrásBom dia leveesaudavel. Obrigado, suas receitas ajuam muitas mulheres que estão emagrecendo com esse método de comer comida leve e saudavel.