Neste post, falaremos sobre as proteínas. Você pode ler o artigo Macronutrientes – Parte 2: Carboidratos . E você pode ler o artigo Macronutrientes – Parte 3: Gorduras.
Você sabia que existem três tipos de macronutrientes na nossa alimentação? São eles: as proteínas, as gorduras e os carboidratos. Em uma dieta equilibrada, é importante ingerir um pouco de cada um deles. No entanto, a proporção de cada um depende do seu biotipo, nível de atividade fisica, sexo e idade. Sendo assim, indicamos que você consulte um nutricionista pra saber qual a quantidade de cada macro que você deve ingerir.
Agora que você já viu que é importante conhecê-los, vamos ver um pouco mais a fundo cada um desses macronutrientes? Neste post vamos falar da proteína. Fique atento aos posts que sairão nos próximos dias, sobre os outros dois tipos de macronutrientes – os carboidratos e as gorduras.
Proteínas
As proteínas estão presentes nos alimentos de origem animal principalmente, mas também em muitos tipos de vegetais. Para a absorção, nosso corpo as sintetiza em aminoácidos. Esses, por sua vez, podem ser de dois tipos: os essenciais (que têm que vir da alimentação) e os não essenciais (que o nosso corpo pode produzir). Para que o corpo continue a fabricar e renovar tecidos, os aminoáidos essenciais têm que ser consumido diariamente.
É importante que você ingira uma quantidade correta de proteína, para que seu corpo não entre em canibalismo, “comendo” seus próprios tecidos. Esse processo, chamado de sarcopenia, existe e é muito comum em pessoas mais velhas.

Função da proteína
Entre as suas principais funções estão:
Equilíbrio dos hormônios, equilíbrio do sistema nervoso, construção e reposição de inúmeros tecidos do nosso corpo, como órgãos internos, músculos, cabelos, unhas, pele. Entenda a proteína como os tijolos. Eles são a base da construção, que é o seu corpo.
Além dessas, as proteínas tem muitas outras funções. Olha só que noticia boa: aliada a um bom treino e à uma dieta balanceada, a proteína pode ajudar na perda de peso, de duas formas:
- Se você tem um bom aporte de proteínas vindo da sua dieta, e você treina para ganhar músculos, a longo prazo você emagrece. Ora, os músculos são tecidos que requerem muita energia do corpo para serem desenvolvidos e mantidos. Assim, a sua taxa metabólica basal aumenta (essa taxa é o número de calorias que você gasta para se manter vivo).
- Ela te dá mais saciedade, e assim, você sente menos fome. Você já percebeu que após passar aquela tarde com os amigos comendo churrasco, muitas vezes à noite você nem tem fome para jantar? É a tal saciedade. Ela faz com que, a longo prazo, você emagreça. Para isso, você precisa ingerir o seu aporte necessário de proteína diariamente, retirando um pouco dos carboidratos.
Fontes de proteína
Algumas fontes de proteína sao:
- Carnes (vermelhas, brancas, peixes, frutos do mar, etc.),
- Ovos,
- Laticínios,
- Amêndoas,
- Grãos, como feijão, lentilha, grão de bico, quinoa, arroz.
Existem ainda, também alguns suplementos no mercado, cuja maioria é preparada à partir do leite de vaca (whey protein). Normalmente, eles são utilizados por pessoas que necessitam de uma dose maior de proteína, pois esses não conseguem extrair todo o aporte necessário somente da comida. Por exemplo: atletas de fisioculturismo e esportistas em geral; pessoas idosas que não conseguem ingerir a dose mínima diária – normalmente acompanhadas por nutricionista.
Se você quer utilizar o whey protein, mas tem alergia ou intolerância à lactose, já existem no mercado boas marcas com whey protein sem lactose, de vacas que pastam, etc. Além disso, existem também no mercado proteínas em pó que utilizam a carne bovina bovina como matéria prima; e também as que são feitas de vegetais (proteína vegana).

Que fique claro que não estamos defendendo a dieta das proteínas, ou que você deva comer só elas ou algo assim. Acreditamos que a dieta humana tem que ser equilibrada, para se obter saúde e boa forma. Logo, todos os vegetais também são muitos bem vindos à uma dieta saudável.
Fique atento, a ciência não pára de evoluir e a cada dia novos paradigmas são quebrados!
Nao sabe por onde começar? Comece lendo este artigo, sobre comida de verdade.

Deixe um comentário