Que tal aprender a fazer um falso nhoque (ou gnocchi, em italiano) de mandioquinha (sem farinha de trigo), que além de ser delicioso, é fácil de se preparat?
Você sabia que a mandioquinha ou batata baroa é uma ótima fonte de magnésio, mineral muito escasso em nossa alimentação? Esse mineral é importante para a qualidade do sono, a pressão arterial e a digestão. Além disso, a mandioquinha é rica em manganês, fósforo, potássio, (adiós câimbras), ferro, zinco, fibras, cálcio e vitaminas A, B, C e E.
Sendo assim, ela é uma aliada de toda a família, por ajudar no esvaziamento gástrico e também no bom funcionamento do intestino.
Em síntese, trocando a farinha de trigo e o açúcar dos seus pratos por qualquer carne ou vegetal in natura (não transformados), a tua saúde só tem a ganhar. Afinal, comer comida de verdade, em todas as refeições, é a melhor forma para se manter magro e de esbanjar saúde.
Ingredientes do nhoque de mandioquinha sem farinha
- 500g de mandioquinha
- Sal a gosto
- Pimenta do reino e páprica a gosto
- Orégano ou manjericão desidratado a gosto
- Uma gema de ovo
- ½ xícara de farinha de amêndoas
Modo de fazer
Em primeiro lugar, descasque e pique as mandioquinhas. Em seguida, coloque-as em uma forma untada. Depois, cubra com papel alumínio, mas não o deixe encostar nelas. Então, leve-as ao forno por aproximadamente 30 minutos. Assim, ela ficará macia, o suficiente para ser amassada em purê, sem, no entanto, conter muito líquido.
Em segundo lugar, transfira a mandioquinha para um recipiente e acrescente os temperinhos. Depois, misture bem. Acrescente a farinha de amêndoas aos poucos e misture bem.
Em terceiro lugar, unte as mãos com azeite e faça bolinhas. Se você quiser, pode recheá-las com um pedaço pequeno de algum queijo, como gorgonzola ou mussarela.
Finalmente, unte uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e toste as bolinhas de cada lado. O nhoque está pronto, agora é só servir com o seu molho preferido.
Esse nhoque de mandioquinha combina muito bem com molho de tomates, pesto, alho e óleo ou o que a sua imaginação mandar.
DICA: É possível substituir a mandioquinha por batata doce ou abóbora.
Essa
receita é prática e deliciosa, e com moderação, todos podem saboreá-la sem
medo. Vem comigo?

Deixe um comentário