Muito se ouve falar sobre a importância de deixar de lado o açúcar, mas pouca gente sabe bem o porquê dessa recomendação. Vamos falar um pouco sobre isso hoje!
De maneira geral, devemos manter nossa ingestão de açúcar baixa. No entanto, na vida real, na hora de por em prática, isso é bem complicado. A seguir, falarei sobre o que acredito ser uma abordagem saudável – física, mental e emocionalmente – do açúcar. Dessa forma, você estará bem informado e amparado pra começar a sua mudança aos poucos, no seu ritmo.
Açúcares adicionados
Em primeiro lugar, há uma grande diferença entre o açúcar natural do alimento e o açúcar adicionado a ele pela indústria. Esse último, o adicionado, devemos evitar sempre, sem desculpas, deixar somente para uma exceção muito de vez em quando. Afinal, hoje em dia é possível até viver sem essa exceção, pois podemos fazer um doce bom e gostoso sem adição de açúcar. Além disso, já encontramos no mercado também muitos produtos que não contém açúcar. Se você é uma verdadeira formiguinha, não se desespere, pois se estiver em busca de inspiração, no meu E-book Cozinha Saudável tem várias receitas.
O grande problema: açúcar escondido
O Brasil é o 4º maior consumidor de açúcar do mundo(1). Sim, meu amigo, mesmo você que pensa não comer açúcar, você faz parte desta estatística. Você sabia que há açúcar escondido em quase todo produto industrializado? Até no bacon, sopas, temperos, molhos de tomate e milhares de outros itens que não são doces ao paladar.
Então, mesmo se no supermercado você passa longe dos refrigerantes, sucos, biscoitos, etc, você pode estar sendo enganado pelo açúcar escondido nos produtos salgados. Olhe nas letras miúdas da lista de ingredientes, e você verá que ele está lá, bem escondidinho. Para uma lista de todos os nomes que o açúcar recebe, visite esse link no perfil Instagram Leve e Saudável.
Açúcar adicionado e disfarçado
O açúcar adicionado é altamente processado e desprovido de qualquer nutriente. Logo, ele faz o nível de açúcar no sangue subir muito e de maneira muito rápida. E isto, sem fornecer ao nosso corpo nada de saudável, mas somente malefícios. Entre esses, doenças ligadas à hiperinsulinemia (resistência à insulina), tais como: hepatite gordurosa não alcoólica (fígado gorduroso), diabetes, ovários policísticos, insuficiência cardíaca, hipertensão (pasmem!), câncer (sim, já se sabe que as células cancerígenas se alimentam de açúcar), entre outras (2). Por isso, suprimir os industrializados e investir no seu próprio molho, sopa, etc é imprescindível em uma alimentação saudável.
Por exemplo, o chocolate ao leite, quase só tem açúcar, estabilizantes e consevantes, e muitas vezes nem tem cacau. De fato, nem é chocolate, mas um doce com cheiro (aroma artificial) de cacau. Pode olhar na lista de ingredientes!

Açúcares naturais
Em segundo lugar, os açúcares naturais – como os presentes em frutas e legumes frescos – proporcionam aquele conforto quando os comemos, enquanto também fornecem vitaminas, minerais, antioxidantes e muitos outros.
As frutas e legumes também são cheios fibras, o que nos faz sentirmos mais satisfeitos por mais tempo do que os doces. E isso, ao mesmo tempo em que diminui a velocidade da subida do nível de açúcar em nossa corrente sanguínea. Então, ao fazermos deles a nossa guloseima natural, também podemos desfrutar dos seus inúmeros benefícios para a nossa saúde. E tudo isso, sem as desvantagens dos picos de açúcar no sangue, pois nosso humor despenca junto com o nível de açúcar no sangue quando este baixa de novo, em um eterno efeito rebote.
Todos devem evitar o açúcar?
Frequentemente, isso varia de pessoa pra pessoa. Vou te explicar: se você for obeso ou se tiver uma das doenças citadas anteriormente, por exemplo, então você tem motivos de sobra para ficar atento à quantidade de açúcar que consome. Por isso, talvez você precise evitar, ainda que por um tempo, todo tipo de açúcar, mesmo os com açúcares naturais, como os contidos em frutas doces, nos grãos ou nas raízes, tais como batata ou mandioca. Consulte um nutricionista antenado com as mais atuais pesquisas científicas nessa área, pois para você, pode ser aconselhável procurar frutas que são mais pobres em açúcar e usar apenas quantidades moderadas de frutas e vegetais doces em suas bebidas.

Dessa forma, ao fazer isso por um tempo, vcoê retomará a saúde em mãos. E assim, você terá, aos poucos, carta verde novamente para voltar a consumi-las com moderação. No entanto, essa fase pode ser um desafio, e por isso, mais adiante, neste artigo mesmo, te mostro alguns truques que ajudam muito a não se render tão facilmente à vontade de comer doce.
Entretanto, é preciso atenção pra não ser muito radical para não entrar em compulsão e outros distúrbios alimentares. Faça as pazes com a dieta. A fruta doce mencionada acima pode ser não ser uma boa escolha para alguns, mas pode ser extremamente saudável para outros.
Como fazer, na prática?
Eu também já fui muito viciada em açúcar, o que me levava a crises de enxaqueca insuportáveis. Hoje, já posso dizer que ele não manda mais em mim, pois tomei novamente as rédeas da situação em mãos. Ao mudar minha dieta, eu redefini meu paladar e hoje posso viver tranquilamente sem ele. Da mesma forma, isso também é possível pra você:
Faça um corte de açúcar por 3 meses, e após esse período, você vai perceber o quanto era dependente dele; o quanto tudo era muito doce. Algo que pode realmente te ajudar a não ser mais enganado com relação ao açúcar é se informar a respeito dele.
Doce com baixo teor de açúcar
Como exemplo, você pode matar as formiguinhas que habitam o teu ventre com:
- frutas;
- chocolate amargo,
- lascas de coco fresco.
Você também pode fazer uma batida mega-nutritiva e saudável, além de deliciosa. Aqui está uma receita para quando você tem vontade de algo doce. No meu E-book Cozinha Saudável tem muito mais receitas de todos os tipos de sobremesas sem açúcar, adoçadas naturalmente e incrivelmente deliciosas!
Batida rápida energizante

- 1 xícara de amêndoas (para fazer leite)*
- ½ banana
- ½ colher de sementes de linhaça ou chia
- 2 colheres de sopa de abacate ou meio avocado
- 6 morangos
Para fazer o leite de amêndoas, deixe-as de molho uma noite em água e uma pitada de sal (aproximadamente por 8 horas). Em seguida, descarte a água e as enxague bem em uma peneira.
- Bata-as no liquidificador com água morna, que deve ficar no mesmo nível das amêndoas, sem cobri-las. Em seguida, coe com uma fralda ou pano limpo. Esse leite dura 3 dias na geladeira, se guardado em pote de vidro com tampa. Quanto ao bagaço, não o descarte, utilize-o como farinha de amêndoas.
- Liquidifique todos os ingredientes até a bebida ficar homogênea. Se necessário, adicione água fria até alcançar a consistência desejada.
Você pode variar o sabor retirando os moragos e adicionando uma pitada de canela ou uma colher de sopa de cacau em pó. O segredo de conseguir seguir uma dieta equilibrada é variar o sabor!
Astúcias para enfrentar a vontade de doce
- Substitua do doce por um punhado de nozes. A gordura delas é saciante. No entanto, não exagere na quantidade. O ideal é que esse punhado caiba na palma de sua mão fechada.
- Tome uma batida rica em proteína e gordura de boa qualidade, como a da receita acima, que possa, além disso, sustentar por horas.
- Coma um pedaço de chocolate amargo de boa procedência (mínimo 70% de cacau). Antigamente o 70% me parecia muito amargo. Após ter suprimido o açúcar por alguns meses, meu paladar se acostumou e hoje já utilizo o 85% sem problemas.
- Beba chá de ervas, bem quentinho e aconchegante. Se absolutamente necessário, adoce com um pouquinho de stévia. Se você não precisar adoçar, melhor ainda!!!
- Disfarce o sabor de sucos e batidas menos doces com ervas frescas, limão, hortelã, gengibre. Só porque o seu suco ou sua batida não é doce, não significa que deva ser ruim!
Astúcias comportamentais matar a vontade de doce
- Escove bem os dentes, passe fio dental assim que você terminar a sua refeição salgada, pois o gosto de menta da pasta de dente neutraliza qualquer vontadezinha que restar.
- Mude de ambiente e conseqüentemente, mude seu humor até a vontade passar: passeie, tome um banho quentinho (ou frio, se aí estiver muito calor), saia para correr, andar de bicicleta, se distrair e se divertir. Pra esse item, você não sentirá nenhuma fome se tomar a batida indicada logo acima.

Para concluir, trate o seu corpo com respeito, pois ele é a sua moradia e você ainda vai precisar muito dele! Chocá-lo com uma grande quantidade de glicose em sua corrente sanguínea não é uma boa estratégia pra sua saúde, pois as consequências desse equívoco alimentar um dia baterão à porta. Assim, considere cada refeição como uma chance de bem nutrir seu organismo como um todo! E colha feliz os resultados!
____________________________________________________________________________
Fonte
2 Scielo, Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia,www.scielo.br/scielo

Deixe um comentário