Quando o assunto é suplementação e imunidade, muitos pensam que suplementar a falta de vitaminas e outras substâncias que nosso organismo precisa é besteira. Mas você sabia que, mesmo comendo as porções recomendadas de legumes e frutas, seu corpo pode precisar de uma ajudinha dos suplementos? Imagine então como a suplementação é importante para aqueles que nao conseguem seguir à risca essa recomendação. Nesse artigo, trago os três principais complementos alimentares que devemos dar ao nosso organismo, para obter mais saúde. Leia e entenda o porquê.
Primeira fonte de nutrientes: a alimentação
Verdade seja dita, como são excelentes fontes de vitaminas e minerais de todos os tipos, os legumes e as frutas são imprescindíveis para a manutenção de uma boa saúde. Além disso, eles são muito versáteis, pois podem ser comidos crus, cozidos em água ou vapor, assados em um espeto, etc. Da mesma forma, são muito práticos e por isso, são ótimas idéias para os lanches. Por exemplo, acompanhe-os com um pedaço de queijo curado ou uma pequena quantidade de nozes e pronto : você tem um lanche completo e saudável!
A princípio. os vegetais estão cheios de micronutrientes, tais como vitaminas, minerais e oligoelementos. As vitaminas são substâncias vitais (envolvidas em muitos processos químicos). O nosso corpo é incapaz de fabricá-las (exceto a vitamina D, que é sintetizada na pele sob a exposição aos raios UV do sol).
Entretanto, a terra utilizada para produzir pode já estar sem propriedades necessárias por causa do constante replantio, o que não deixa o alimento absorver todos os nutrientes que ele deveria ter. Do mesmo modo, se o vegetal é colhido antes de estar maduro, ele também não teve o tempo necessário para absorvê-los, daí a necessidade do complemento alimentar. Assim, para melhorar a qualidade da sua saúde, eu preparei algumas dicas do que você fazer. Confira a seguir.
Suplementação e imunidade : uso das Vitaminas D3 e K2

Se você não toma sol, ou como eu, mora no em um país predominantemente frio como o Canadá, suplemente com uma forma de vitamina D3, somada à K2. Do mesmo modo que a primeira é imprescindível para uma boa saúde dos ossos e músculos, a segunda ajuda na absorção e fixação da primeira pelo organismo. A taxa ideal de vitamina D3 no sangue é superior a 35 ng/ml. Veja nos seus exames sanguíneos em quanto está a sua.
Inesperadamente, no Brasil ela costuma ficar em torno de 5; ou seja, muito baixa, principalmente para um país ensolarado em grande parte do ano. Contudo, mesmo tendo bastante sol na maior parte do seu território, essas taxas são baixas, pois as pessoas se escondem do sol o tempo todo. A mídia já fez as suas cabeça, dizendo que se expor no melhor horário (por volta do meio dia) leva ao câncer… Se você pesquisar um pouco sobre esse assunto, verá que isto está muito longe de isso ser verdade.
Suplementação e imunidade, a importância da vitamina K2
Eis aqui uma informação valiosa: a vitaminha K2 é importantíssima pra saúde do coração e dos ossos. Entre outras funções, ela ajuda a transportar o cálcio para fora das artérias. Se ele fica lá, ele forma uma placa que a obstrui, causando infarto. Em suma, essa vitamina o retira de lá para fixá-lo no lugar onde deveria estar: em seus ossos e dentes.

No entanto, a vitamina K2 só é encontrada em algumas boas bactérias e em produtos de origem animal (laticínios, carnes e ovos). Mas felizmente, hoje já existem no mercado marcas que produzem essas duas vitaminas conjugadas em um mesmo produto.
Suplementação e imunidade : uso do ômega 3

Você sabia que a alimentação atual gera um desequilíbrio nas taxas dos ácidos graxos essenciais? Vou te explicar como :
Os óleos vegetais oxidados são cheios de ômega 6. Normalmente, o equilíbrio entre os ácidos graxos, é na proporção de 1 molécula de ômega 3 pra duas de ômega 6. Entretanto, na dieta atual da maioria das pessoas, a proporção é de 1 pra 15!!! Falta o ômega 3, que não é encontrado facilmente e sobra o 6; o que é terrível pra saúde em geral, principalmente a do coração. Assim, sofremos com essa desproporção, onde sobra o ômega do tipo 6 e falta o tipo 3! Sendo assim, para melhorar esse quadro, retire da sua alimentação os seguintes óleos vegetais:
Entenda mais sobre a importância de consumir boas gorduras no meu post sobre esse importante macronutriente.
Em seu lugar, utilize as gorduras estáveis ao calor, como:
- banha
- manteiga
- óleo de coco
- óleo de palma
- óleo de nozes ou azeite de oliva na finalização de pratos frios, como saladas; ou ainda em algo já pronto, que não esteja mais muito quente.
- Inclua os alimentos fontes de ômega 3 : sardinha, salmão, atum, sementes de chia, sementes de linhaça e nozes.
- Finalmente, se possível, tome um suplemento de DHA (que é omega 3). Dependendo de onde você mora, esses óleos serão mais ou menos fáceis de comprar em lojas. Entretanto, hoje em dia provavelmente você pode fazer pedidos on-line.
Veganos, tomem vitamina B12
Se você não come carne, tome vitamina B12. Definitivamente, os veganos tem escassez dessa vitamina, pois ela não é encontrada nos vegetais. Dessa forma, eles sentem vários efeitos nefastos dessa falta, tais como alterações hematológicas, manifestações digestivas, cardiovasculares e neuropsiquiátricas irreversíveis. A falta dessa vitamina pode levar ainda a uma deficiência de ácido fólico. Esse, por sua vez, tem papel fundamental no processo da multiplicação celular. Isso faz com que se desenvolva, portanto, um quadro de anemia e diminuição de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas sanguíneos. Por isso, a suplementação com a vitamina B12 é muito importante pra essa população.
Suplementação para mais imunidade : Cúrcuma, o tempero milagroso
A curcuma é o pó extraído de uma planta medicinal que tem uma longa raiz cor de laranja. Essa, é utilizada como especiaria em vários países, especialmente na Índia. Você pode conhecer essa raiz também pelo nome de tumérico, açafrão-da-índia ou açafrão-da-terra.
Além de ser muito usada na culinária, ela também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, dores articulares e reduzir o colesterol alto. Se você não gosta do sabor, sem dúvida poderá se beneficiar do seu uso em cápsulas. Comece uma suplementação com ele e verá, por exemplo, enxaqueca e dores articulares diminuírem muito.
As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva e, por isso, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como:
✔️Luta contra a inflamação crônica;
✔️Forte capacidade anti oxidante;
✔️Prevenção e cura potencial do câncer;
✔️Combater resfriados e gripes;
✔️Desintoxicar o fígado;
✔️Melhora o humor e a memória;
✔️Regular a flora intestinal;
✔️Anti-coagulante natural;
✔️Tratar problemas no fígado;
✔️Estimular o sistema imune;
✔️Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase.
Leia mais sobre a cúrcuma neste post do Instagram Leve e Saudável.
Em síntese, a boa comida é a uma fonte de vitaminas no nosso corpo. No entanto, para gozar de maior saúde e por mais tempo, invista na suplementação básico e sinta a diferença! Incorpore esses bons hábitos de alimentação e suplementação hoje mesmo e sinta os efeitos positivos dos seus diversos nutrientes na sua saúde! Vem comigo?

Deixe um comentário